data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Pedro Piegas (Diário)
Obra de R$ 26 milhões em estação deve aumentar a capacidade de tratamento de esgoto no bairro Camobi
O governo do Estado realizou, na tarde desta terça-feira, uma transmissão ao vivo pelo Facebook para discutir o novo marco legal do saneamento básico, sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no dia 15 de julho (confira os detalhes ao lado). Na oportunidade, foram anunciadas novas Parcerias Público-Privadas (PPPs) entre a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e empresas interessadas em realizar obras no setor.
Governo vai propor retomada de aulas presenciais a partir de setembro
Uma delas vai beneficiar a região de Santa Maria e outras 40 cidades, incluindo municípios da Serra e das Hortênsias, Planalto, Vale do Rio Pardo, da Região Metropilitana e do Litoral. Sem entrar em detalhes, o diretor-presidente da Corsan, Roberto Barbuti, anunciou a intenção de elevar a porcentagem de esgoto tratado nessas cidades, que atualmente é de 22%, para 95% já a partir do ano que vem. Com isso, o número supera o que o novo marco regulatório prevê para todo o país. O investimento estimado pela companhia para a realização das melhorias é de R$ 3,6 bilhões e vai beneficiar, quando concluído, cerca de 2,2 milhões de pessoas.
- Os indicadores de tratamento de esgoto do Estado não condizem com o tamanho e a força econômica que temos. Do outro lado a esta cena lamentável, temos a oportunidade de investimentos que podem gerar emprego e renda, além de movimentar nossa economia - afirmou o governador Eduardo Leite (PSDB), na transmissão.
VÍDEO: entenda como funciona o Programa Juro Zero Santa Maria
O que o marco legal prevê:
- 99% da população com acesso à água potável em casa até 31 de dezembro de 2033
- 90% da população com acesso ao tratamento e à coleta de esgoto até a mesma data
- Licitação obrigatória para escolher a empresa prestadora de serviço. No contrato, deverá ser estabelecido a expansão das operações, redução de perdas na distribuição de água tratada e outras medidas para o uso consciente da água
- Fim dos lixões até 31 de dezembro de 2020